terça-feira, 2 de setembro de 2014

TEMPEROS: ONDE COMPRAR E COMO USAR


Falar de temperos é fascinante, mágico e ao mesmo tempo difícil por causa dos paladares diferentes, então vamos combinar o seguinte: eu te passo as minhas dicas e você me passa as suas, combinado? Então vamos lá. Não vai dar pra falar tudo de uma vez, pois quando se fala de tempero eu me empolgo, quem gosta de cozinhar não pode deixar de conhecer o mercado municipal de São Paulo - adoro! As variedades de temperos são astronômicas e é de lá que vem a maioria dos que uso. Não são temperos tão caros, se você for lá com R$50,00 só para isso, com certeza trará o suficiente para uns dois meses. Vale muito a pena, não só pela qualidade do tempero, mas pelas dicas. Muita coisa que sei, aprendi perguntando e degustando por lá, sem dúvida é um passeio valioso e imperdível. Mas é claro que uso e dou preferencia por temperos frescos também e preparados por mim mesma, amo experimentar ervas diferentes e diversificar temperos para que a comida não tenha sempre o mesmo gosto. Vou citar alguns temperos abaixo:

  • Ana Maria: é um tempero delicioso que eu uso em peixes, frangos e legumes. Minha filha é vegetariana e eu uso na omelete de soja dela também.
  • Fumacê: é maravilhoso para todo tipo de carne vermelha. 
  • Limão e ervas finas: fica muito bom no peixe - deixa o salmão delicioso!
  • Ervas finas: para carne de porco é muito bom.
  • Salsa, cebola e alho desidratados: eu uso em todos os tipos de saladas, ate mesmo no alface e tomate.
  • chimichurri: um tempero bem legal para temperar carne de porco, ou fazer vinagrete
  • Não tempero uma carne de porco sem, manjericão, alecrim e erva doce
Compro todos esses temperos e outros mais no box E-15, o Mr. Josef. Em outro box, no mesmo corredor, compro alho e cebola puro em pó. É muito bom para fazer almôndegas e hambúrgueres, é excelente para caftas e, se quiser, até para o arroz e o feijão . 
Uma dica, que me facilita muito, é deixar o alho do mês já triturado: deixo os dentes de alho de molho na água, dentro da geladeira por um dia, então descasco e bato no liquidificador com óleo. Depois de bem batido misturo sal e guardo em um recipiente bem fechado na geladeira. Uso para tudo que vai alho e não é necessário acrescentar mais sal depois. 


Outra dica legal é pegar ervas frescas como manjericão, hortelã, louro etc. Higienizar adequadamente e colocar em um saco de papel - pode ser saco de pão - atrás da geladeira. Quando elas estiverem bem sequinhas, eu guardo em vidros com tampas e depois uso para temperar comidas ou fazer chá. 
Bom, com esses temperos qualquer um pode fazer pratos deliciosos, mas não se esqueçam da nosssa primeira conversa e pensem com amor em todos que vão saborear a sua comida. Receba desde já meu parabéns antecipado. Na próxima vamos falar do famoso tempero baiano e alguns temperos congelados. Beijos e até!

Um comentário:

  1. Show de bola!!por isso sua comida e maravilhosa... Adorei!!parabéns pelo blog ��

    ResponderExcluir